sábado, 1 de novembro de 2014

Memorial da Infância



  
   APRESENTAÇÃO 

 O objetivo deste trabalho  e relatar a minha vida  escolar, durante a elaboração estarei apresentando, algo que foi marcante na minha vida durante a alfabetização e as brincadeiras que eu adorava brincar na escola.   

Eu me chamo Cleane Jesus de oliveira, nasci no dia 31 de janeiro de 1994, na cidade de Ipiaú /BA mais atualmente moro em Jequié . Sou filha de Maria Conceição de Jesus e de Gilton da Masceno de Oliveira, e irmã de Mirela Conceição de Jesus que também é estudante universitária da Universidade  Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
RELATO DA MINHA VIDA ESCOLAR  
Devido meus pais serem pessoas rurais eles não tiveram muita oportunidade de estudarem só estudaram a 3 sereis do ensino fundamental,eles sempre me deram apoio. Lembro-me que comecei a estudar com sete anos de idade na Escola Estadual Duque de Caxias, passou a ser chamado de Escola Estadual Doutor Milton Santos, está escola estar localizada na cidade de Jequié/ BA no Bairro Joaquim Romão. Durante minha vida escolar sempre estudei nessa escola foi la que aprendi as primeiras letrinhas do alfabeto, aonde aprendi a ler escrever etc. Lembro que nas duas primeiras semanas de aula era bastante difícil chorava muito quando minha mãe me levava para aula, pois não havia me acostumado. Mais, depois de duas semanas já estava acostumada.Minha primeira professora se chamava Carmelita ela adorava agente, pois sempre estudei com minha irmã quando já estava acostumada com a sala e com a professora aconteceu um imprevisto a professora Carmelita teve um problema de saúde  aconteceu que a filha dela Merlúcia  assumiu o cargo foi bem na época mais difícil que eu estava começando aprender a ler, me lembro como hoje o método de ensino dela era bastante rígido era uma professora bastante tradicional todo dia a professora Merlúcia passava um texto no livro pra cada aluno ler, quando chegava na minha vez não sabia ler.ela me ameaçava por não saber ler.  Lembro que a minha primeira palavra lida ai ela falou tavendo você sabia ler,

Sei também que a leitura e algo fundamental para nós, ela fazia atividades  pintava a figura nossa eu particularmente adora pintar as figurinha e só queria pinta da cor que era da figura , Eu adorava estas palavras, principalmente, as cartilhas que me ajudou muito no meu aprendizagem leitura e escrita. A professora me gritava muito me impressionava e cobrava  muito para eu ler correto, ela sempre jogava na minha cara que meus colegas sabiam ler i eu não sabia ainda  isso me constrangia muito  mais eu era criança mais lembro de tudo isso, pois, o que e bom ou ruim agente nunca esquece fica na nossa memória como se estivesse acontecido ontem a professora era bastante tradicional rígida ,gritava muito me impressionava e cobrava  muito para eu ler correto, ela sempre jogava na minha cara que meus colegas sabiam ler i eu não sabia ainda  isso me constrangia muito  mais eu era criança mais lembro de tudo isso, pois, o que e bom ou ruim agente nunca esquece fica na nossa memória como se estivesse acontecido ontem a professora era bastante tradicional rígida.
 . Mais uma coisa que eu não farei na minha carreira profissional nunca vou agir com meus alunos, futuramente, da maneira que ela agiu comigo pois me coloco no lugar de que isso faz com que intimida ainda mais o aluno gritar ameaçar não vai funcionar 100%  

  .       
CRECHE E A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR BRINCAR E EDUCAR
Depois de adulta, ao fazer algumas perguntas para minha mãe ,eu perguntei a ela e durante a minha infância se já tinha havido frequentado alguma  creche, ou seja se ela a havia me colocado em alguma creche, pois por ser bem pequenina não me lembro, em minha mãe me disse que nunca frequentei uma creche pois tinha pena de me deixar o dia todo  e que se deixasse  sentiria saudade por isso não deixava eu na creche. Segundo minha mãe só comecei a frequentar uma escola a partir dos 7 anos de idade foi quando entrei na ensino  obrigatório, então resumindo nunca tive durante minha infancia o contato com a educação infantil. Recordo-me que durante a minha vida na escola a professora se importava mais com o cuidar e educar, não teve muita brincadeira, e sito me faz uma enorme falta por isso que agora com minha fase adulta gosto de brincar de bola, baleado etc.
 JARDIM DE INFÂNCIA  

  O teórico Froebel também por ser um grande teórico que pensou na educação infantil ele fundou pela primeira vez em junho de 1840“jardim de infância” onde ele pensa a importância do brincar , concordo com Froebel acho bastante fundamental a importância do brincar na educação infantil, nossa não tem nada melhor divertir a criançada não e que passara a dia todo brincando mais todo dia ter o momento do brincar, a criança se senti bem e muitas vezes volta pra casa com vontade de esta no outro dia de novo, ou seja, ela terá prazer de volta para brincar de novo , este método de Froebel sempre aplicarei na sala de aula quando estiver atuando na minha profissão. 


REFERÊNCIA     
Frederik Frobel FORMOSINHO, J.O; KISHIMOTO, T.M.; PINAZZA, M.A. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. 


Um comentário: