sábado, 1 de novembro de 2014

Síntese do Texto Selma Garrido


  
 SÍNTESE: DO CAPITULO SETE DO LIVRO A ESCOLA TEM FUTURO?   

ANÁLISE CRÍTICA DAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NA ESCOLA PODEM NOS AJUDAR A TRANSFORMÁ-LA NUM ESPAÇO DE FORMAÇÃO AMPLIADA 

No livro a escola tem futuro no capítulo 7 Análise crítica das contradições presente na escola podem nos ajudar a transformá-la num espaço de formação ampliada, neste capítulo há uma entrevista entre duas pessoas, Marisa Vorraber Costa entrevista Selma Garrido Pimenta onde ela trás um pouco da sua trajetória na escola e faculdade, mestrado etc., ela também relata um pouco da sua vivência nas escolas públicas e privadas onde obteve oportunidade de trabalhar nestes dois campos. Durante 1960 a 1969 Selma trabalhou na escola Pública Estadual para ela foi uma grande descoberta, depois disso com o passar do tempo em 1970 entrou na pós-graduação logo após trabalho na CENAFOR localizado no estado de São Paulo onde era direcionada a formação contínua de professores.
No decorrer da entrevista Selma fala da questão do tempo permanência dos professores e alunos para ela e muito sobrecarregado é preciso ser ampliado que tenha jornada que cobrisse hora de planejamento do professor , outro assunto que foi bem discutido e a questão do estágio segundo Selma o estagio só tem sentido si só  começar no início de curso de formação , e que e bastante importante que haja pesquisa na formação de professores .

Mais na frente da entrevista vem à questão da gestão segundo mesma a gestão precisa ser transformada e organizada. Durante a elaboração da sua tese ela teve uma conversa com os alunos e moradores da vila os entrevistados falavam o tempo todo da importância da escola a seguinte frase “È preciso passar pela escola para ser alguém na vida” para eles só se consegue um emprego, trabalho se fosse para escola. Ela também vem trazendo a questão da modernidade e após modernidade. Em fim Marisa Vorraber Costa fecha a entrevista  agradecendo a sua entrevistada  e elogiando o seus trabalho que Marisa desenvolveu  na sua pesquisa sobre professor reflexivo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário