sábado, 1 de novembro de 2014

Por que escolhi ser Professor


POR QUE ESCOLHER O CURSO DE PEDAGOGIA ? QUAIS SÃO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA ESCOLHA?




Inicialmente quero falar que o curso de Pedagogia não era minha primeira opção, aliás quando me inscrevi para o vestibular 2013.2nem imaginava o que era Pedagogia, qual função iria exercer etc., só depois fui percebendo que seria uma educadora, ou seja, uma pedagoga que assumiria uma sala de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Lembro que eu fui aprovada no vestibular pela cota, portanto sou uma cotista, pois graças a lei n°12.711, de 29 de agosto de 2011, que obriga as universidades a reservarem vagas para candidatos cotistas, sendo metade das vagas oferecidas anualmente em seu processo seletivo. Obtive esta oportunidade de estar em uma universidade, pois tenho um grande privilégio: sou uma das primeiras gerações da minha família a entrar na universidade. Eu escolhi o curso de Pedagogia  por falta de opção mesmo falando na escolha de ser professor que tal pessoal acessar este link e veja depoimento de pessoas que optou por licenciatura https://www.porque escolhir ser professor(a), como já havia tinha dito anteriormente, mas estou adorando. No começo do curso, no I semestre, tive medo de não me acostumar, mas agora que comecei a  realizar um estágio não obrigatório na Creche Senhor do Bonfim, localizada no bairro Joaquim Romão, estou cada dia mais adorando ter esta experiência que é tão importante na minha formação. Por temos estágios obrigatórios a partir do VI semestre, o estágio não obrigatório nos possibilita experiências na docência.  
Não sei se futuramente, quando me formar, se serei professora. Talvez assumirei este cargo, ou talvez não. A resposta exata neste exato momento não saberei responder. Isto só o tempo me dirá, pois tenho ainda esta dúvida: se quero ser professora ou não. Apesar de professor hoje em dia não ficar desempregado, mas não adianta estar ocupando um cargo em que o sujeito não se sinta bem. É um horror o educador chegar em uma sala de aula contra sua vontade só pelo dinheiro, não generalizando a todos. Muitas pessoas estão lá contra a sua própria vontade. Para ser professor (a) tem que ter vocação, paixão mesmo pela sua profissão, senão o trabalho não terá qualidade.
Os pontos positivos de ser professor é que ele tem duas férias por anos, não falta emprego etc.  
Avalio que isto esteja acontecendo por conta do professor ser mal renumerado, principalmente os professores brasileiros. Nós licenciados e os licenciados enfrentamos barreiras, dificuldades para termos um diploma e depois somos mal renumerados. A profissão de professor é muito importante, é uma tarefa que não e fácil. Se assumir uma sala e ter que trabalhar com todos os alunos ao mesmo tempo, cada um com um pensamento uma natureza um modo de agir etc. É uma tarefa bastante complexa. Não estou querendo dizer que dinheiro é tudo na vida, pois quem gosta mesmo do que faz o salário é menos importante. Não adianta você ganhar bem e não se sentir bem no trabalho que está exercendo, Tudo isso leva a uma grande discussão. Várias pessoas me falaram que professor ganha muito mal no Brasil, mas penso assim, em minha opinião, se eu gostar do que faço não terei nenhum problema em relação ao salário. O que importa é ser um profissional sério e competente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário